×

Entenda como a taxa de juros pode impactar a sua empresa

28 junho, 2022

Cuidar da saúde financeira é um ponto imprescindível para toda empresa que deseja se desenvolver com mais segurança no mercado. Por isso, é preciso atentar para a taxa de juros. Saiba como essa taxa afeta a economia e o mercado!

A taxa de juros não afeta apenas quem tem alguma aplicação financeira no mercado, mas influi em todos os setores das empresas e, portanto, possui um espaço de destaque na trajetória de quem decide empreender, independente do segmento e do porte da organização.

Quer saber como a taxa de juros afeta a economia e a sua empresa? Prossiga na leitura deste artigo conosco!

O que é taxa de juros?

Antes de entender os impactos que ela gera, é necessário entender o significado desse termo. A taxa de juros é um índice que define o valor do dinheiro ao longo dos meses. Apesar de existirem vários tipos de taxas, todos eles variam de acordo com o cenário da economia.

O Copom (Comitê de Política Monetária) é o órgão responsável pelo gerenciamento da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira e que sofre várias alterações com o passar do tempo. 

Dessa forma, todas as outras taxas de juros acompanham as mudanças e o ritmo definido pela taxa Selic. Então é importante ficar de olho nos movimentos e nas estratégias adotadas pela Copom, a fim de verificar os momentos da Selic em alta.

Qual é o impacto da taxa Selic na economia brasileira?

Como você provavelmente já sabe, as taxas de juros são normalmente utilizadas para aplicar uma compensação financeira. Caso a Selic esteja em alta, as solicitações de empréstimos e financiamentos tendem a diminuir, enquanto os percentuais multiplicadores acompanham o aumento. 

A subida da taxa Selic também afeta o consumo de produtos e serviços, pois os preços do mercado também sobem, devido à relação com a inflação. Isso também causa um aumento na porcentagem de juros de alguns parcelamentos.

Além disso, quando as taxas de juros sobem, a rentabilidade dos investimentos indexados à taxa Selic também se tornam melhores, proporcionando um retorno mais satisfatório principalmente para quem investe em renda fixa.

Como as taxas de juros podem impactar a sua empresa?

Para evitar a baixa de lucros ou lidar melhor com possíveis crises financeiras, em períodos de aumento da inflação, é recomendável criar e nutrir uma reserva de emergência para a sua empresa. 

É válido analisar o quanto a sua organização precisa para cobrir todas as despesas e os custos mensais e, assim, multiplicar esse valor por 3 ou 6 meses, a fim de ter essa quantia guardada e rendendo.

O principal objetivo de ter uma reserva de emergência é manter a sua empresa preparada para tempos de imprevisto financeiro ou aumento da taxa de juros, ajudando você a aproveitar mais as oportunidades do mercado e fortalecer a sua marca.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a taxa de juros e a importância de contar com uma boa gestão financeira em seu negócio.

Continue de olho em nosso blog para acompanhar mais conteúdos sobre empreendedorismo, vendas, tecnologia e marketing.

× Como posso te ajudar?